4 meses

Não é porque ele é meu, mas o Bruno está muito FOFO ao completar seus 4 meses. E o que é melhor: cada vez mais esperto. E o que é melhor ainda: muitíssimo saudável. Ou seja, temos muito o que comemorar, e foi isso que fizemos ontem à noite, bem simplesmente com nosso tradicional bolo de fubá feito pela mamãe, e o Bruno já morrendo de sono porque ficamos esperando o papai para os parabéns.

Estamos felizes com seu desenvolvimento, e mais ainda com sua saúde. Recentemente fizemos mais um exame, agora solicitado pela geneticista, um ultrasson do abdomen, e também não deu nenhuma alteração. O olhinho direito continua com o canal da lágrima obstruído, e por isso mais inchadinho e com secreção que vai e volta, mas estamos cuidando com as massagens, sorinho e às vezes colírio, e torcendo para desobstriuir logo. Também consultamos duas pediatras nesta semana, para escolher a que vai cuidar efetivamente dele, e foram duas avaliações bem positivas da sua saúde, principalmente pelo fato de não ter cardiopatia, tão comum nas crianças com Down. Graças a Deus ele tem só um pequeno soprinho, que deve solucionar com o tempo.

Na fisioterapia também está evoluindo bastante, e apresentando o mesmo desempenho de qualquer bebê de 4 meses, disse a terapeuta (Lia). Quando de bruços, já tenta se rastejar, e consegue se damos apoio aos seus pés. Já está controlando bem mais o pescoço, e apresentando boa força muscular nas pernas. Mas as sessões de 40 minutos estavam estressando demais o Bruno, que chorava muito pelo menos nos 10 ou 15 minutos finais, então sugeri prá ela e dividimos as 2 sessões semanais em 3, com tempo um pouco reduzido em cada uma delas, porque isso deve melhorar seu aproveitamento e não cansá-lo tanto. Nesta semana fizemos esta experiência e foi melhor. Agora, com o carnaval, semana que vem serão só duas, vamos ver como ele responde. Nesse feriado tem lição de casa: sentar na cadeirinha que ela nos cedeu e deitar no rolinho que ensina a ficar apoiado nos bracinhos esticados (depois vou postar fotos desses exercícios, são bem legais).

Ao completar seus 4 meses foi o Bruno que nos presenteou: com sorrisos. Agora ele aprendeu e sorri sempre prá gente, principalmente para a vovó e para a Dinda (puxa saco….! rsss). A mamãe aqui ele já está tão acostumado a ver que não sorri tanto, mas hoje fui buscá-lo no berço e ganhei um banhão de sorriso, foi demais de gostoso. Ainda vou conseguir arrancar uma foto dele assim prá poder colocar aqui!

Qualquer tempo livre do Bruno é aproveitado para estimulá-lo, e tomamos sempre muito cuidado para não sobrecarregá-lo, o que é muito prejudicial. Nesses dias de chuva, por exemplo, ele quer dormir quase o dia todo, então quando demonstra que está cansado, suspendemos as atividades e o colocamos para descansar. Qualquer hora é hora para os estímulos, que na maior parte das vezes são feitos em forma de carinho e brincadeiras, durante as trocas de fraldas, no tapete de atividades, no colchonete, em frente ao espelho, ou mesmo no colo passeando pela casa. É muito gratificante vê-lo demonstrar mais interesse pelas coisas, pelos brinquedos, pelas experiências que lhe proporcionamos. Ele já consegue segurar o chocoalinho e outros objetos mais simples na mão, e tenta levar à boca, acerta na testa, e vai aprendendo. Ainda não vai em busca de nenhum brinquedo, mas acho que esta é a próxima fase. Também já achou suas mãos, os braços, e vive olhando para eles, ainda meio “vesgo” por causa da pouca distância.

A cada dia estamos aprendendo mais sobre as formas corretas de estimulá-lo, e desde ontem estou lendo o “Guia para estimulação do cérebro infantil“, escrito por Celso Antunes, para assimilar novas dicas.

Como já esperávamos, ter a Elisa também ajuda muito nos estímulos com o Bruno, porque a casa parece um parque de diversões, e sempre que estamos juntos há uma brincadeira acontecendo no meio.

Que venha, então, o feriado prolongado!

Anúncios
Esse post foi publicado em quatro meses e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para 4 meses

  1. Lu Dias disse:

    Ele está linnndo!!
    É tão gostoso acompanhar seus posts! Obrigada!
    Bjos e bom feriadão!!!

  2. João Batista Gregório disse:

    Ele está muito fofinho, lindo mesmo!
    Parabéns!
    Abs
    João

  3. Nanda disse:

    Parabéns pro gato! Muita saúde sempre!
    O filho de uma amiga nasceu com esse problema no canal lacrimal e deu certo com o mesmo procedimento que vc faz com o Bruno.
    Bjão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s