Shantala

Fazia tempo que eu queria começar a fazer Shantala no Bruno, como fiz também com a Elisa quando bebê, e hoje consegui fazer pela primeira vez. Este método de massagem para bebê foi inspirado no livro SHANTALA, do obstetra francês Dr. Frederick Leboyer, editado no Brasil pela editora Ground. Shantala é uma massagem milenar que mães indianas fazem em seus bebês. Esse nome foi dado pelo Dr. Leboyer em homenagem à mulher que o encantou com a força e a beleza de um momento de amor e troca entre mãe e filho. O objetivo maior da massagem é ampliar os momentos de contato com seu filho, fortalecendo o vínculo entre mamãe e bebê.

A massagem começa no rosto, onde estimula a musculatura e prepara o bebê para expressar melhor seus sentimentos. Depois vai para o peito, onde ajuda a eliminar a tensão da caixa torácica e amplia a respiração. Depois é hora de trabalhar braços e mãos, pernas e pés, fortalecendo a musculatura e as articulações, e ativando a circulação e o sistema nervoso central, preparando o bebê para engatinhar e andar. Na região da barriga os movimentos facilitam o funcionamento do intestino e a eliminação dos gazes. Por último vem as costas e coluna, trazendo equilíbrio, eixo e sentido de harmonia para o bebê.

Finalizando com um banho, não tem prá ninguém: é relaxamento na certa!

A experiência é uma delícia. Se você for fazer em seu bebê, use um óleo (eu usei de amêndoas) ou creminho hidratante (eu preferi o óleo porque ia dar banho depois), e siga as dicas da Natura, são ótimas, principalmente as fotos.

Anúncios
Esse post foi publicado em quatro meses e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Shantala

  1. Lu Dias disse:

    Que bacana!!!
    Vou aprender pra fazer no meu sobrinho!!
    ps. O Bruninho tá lindo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s