Bruno vai fazer 1 ano…!

Ao completar seus 11 meses, o Bruno desmamou de vez. E finalmente podemos dizer que ele aceita bem a mamadeira (principalmente se tiver banana ou maçã junto, até porque ninguém gosta de beber aquele NAN em sã consciência). Bom, hoje pude até dividir uma garrafa de vinho com o papai, como nos velhos tempos – vejam o lado bom.
E o Bruno vem “crescendo” – entre aspas porque não cresce assim, literalmente, mas fica mais velho… he he he… Nem tanto, vai, na consulta dos 10 meses tinha crescido 2 centímetros, e na última, desse mês, mais 1 cm. É o ritmo dele, no lema “devagar e sempre”, porque ele fica lá na linha mais baixinha do gráfico de crescimento (que é específico pra SD, apesar de baseado em bebês americanos, ou seja, que praticamente nunca mamam no peito), mas a segue religiosa e uniformemente, tanto para peso quanto para altura, à risca. Sinal que é equilibrado, oras…!
A principal novidade da vez é: está “engatinhando”. Também entre aspas, porque não é bem na posição de “gato”, e sim usando 90% dos braços e 10% das pernas, que vão dobrando um pouquinho mas não com força nos joelhos, e sim um rastejar com os braços, e limpando o chão com a barriga. É de uma agilidade enorme, dá uma olhada (apesar que nesse filminho ele já estava meio cansado):

(Foto aos 9 meses) Agora tivemos que cortar esses cachinhos que haviam se formado nos finos cabelinhos, prá dar um visual mais proporcional. Que pena, acho que não voltam mais... Faz parte do "crescer", né?

Outro dia a priminha Luana fez 3 aninhos, e foi a primeira festa que o Bruno aproveitou, principalmente o balanço, que deu certinho para o tamanho dele. Foi super 10!

O aprendizado mais recente: dar "tchau", é demais! Com sorrisão, claro.

A melhor coisa que podemos fazer, por ele e para nós, é proporcionar-lhe experiências novas, como ontem, que foi para a mesinha da Elisa tocar o piano. Tem ou não tem postura de artista?!

Diante de tudo, é até bobeira, mas queríamos dar um jeito de fazê-lo ficar mais com a boquinha fechada, quando está paradinho... A orientação da fono é muita massagem na boquinha e bochechas, exercícios de mastigação* prá fortalecimento muscular, estímulos prá fechar os lábios (como por exemplo colar um pinguinho de requeijão no beicinho de cima, obrigando-o a ir buscar com o de baixo), e outras coisinhas mais que ela faz, e ele, curiosamente, deixa! Como nessa foto mesmo, durante a terapia, vejam que anjo.

*Nesse quesito “mastigação” não tem alimento mais pedagógico que biscoito de polvilho, principalmente aquele compridão. É ótimo, porque ele consegue tirar pedaço mesmo sem dente, mas não consegue engolir inteiro porque é seco, então é obrigado a mastigar, e ainda leva de um lado para o outro da boca, uma beleza.

Bom, agora vem a famosa correria (que inutilmente tentamos evitar) nos preparativos da primeira festa do Bruno. Tem que ser especial, e será. A parte dele já está pronta: aprendeu a bater palminhas no parabéns, faz tempo...! Resta saber se vai colocar em prática na hora H!!!

Anúncios
Esse post foi publicado em Onze meses e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Bruno vai fazer 1 ano…!

  1. Vânia disse:

    Parabéns pelo blog! É lindo, emocionante e o mais interessante…é o registro da história dos seus filhos com detalhes que certamente se perderiam com o tempo e acabariam guardados apenas em nossos corações. Eles vão amar poder ver isso quando crescerem!
    Parabéns por estar desempenhando tão bem “o papel de mãe”….sou mãe recente também…tenho uma menina de 2 aninhos e um bebê de 5 meses e sei que muitas vezes nos sentimos culpadas, inseguras de estarmos ou não fazendo o certo, o melhor….as vezes nos sentimos muito cansadas e aí nos sentimos culpadas por estar assim…e por aí vai….e lendo seu blog, a gente percebe o quanto você ama seus filhos e justamente por isso você acerta tanto. Lendo seu blog dá uma sensação de paz e tranquilidade, de que o amor é o mais importante e de que tudo vai dar certo.
    Parabéns pela Elisa, que é linda…e parabéns pelo Bruno que é um bebê maravilhoso e pelo que vemos no blog, desde muito novinho já vem superando expectativas. É incrível o trabalho que você desempenha com seus filhos….Parabéns!
    Com certeza chegarão lá! Aliás, a sensação que eu tenho lendo seu blog…é que vocês “chegam lá” praticamente todos os dias e continuará assim…..SEMPRE!
    Desejo que vocês continuem “chegando lá” e que sejam sempre muito felizes! Beijos no coração!
    Vânia

  2. Abenilsa disse:

    Esse bebê é muito lindo mesmo, fico muito feliz por ele ser amado por pessoas dedicadas que vão realmente ajuda-lo a chegar lá. Também tenho um filho com síndrome de Down, hoje ele esta com 20 anos, sou muito grata a Deus por ter nos permitido viver essa vida juntos. Ele engatinhou assim como o seu, eles tem um jeitinho especial para cada coisa, mas a mais especial é como eles nos ensinam a amar e nos amam sem preconceitos e de maneira tão pura e verdadeira. Eles chegam lá sim e nos levam com eles. Estamos sempre comemorando cada progresso, cada passinho, cada palavra falada e lida, cada abraço, cada beijo e assim vamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s