Será que era prá ser gaúcho?!

Alguém precisa avisar o Bruno que ele é paulista…! Ultimamente está cheio de vontade de falar, mas me pergunto: será que era prá ele ser gaúcho?! Tudo é Baaaahhh! Só falta o “tchê”… kkkkkk… Filho de mãe paulista e pai mineiro… vai ficar difícil de explicar, Bruno!

Há um bom tempo ele aprendeu “pé”, “aba” (água), “papa” (comida e derivados), “bó” (bola) e todo o resto é “pá” ou “bá”, e não é pouca coisa não! Às vezes fecha os dedinhos polegar com indicador, e olha para cima, então é “piu piu” – ele fala pá, mas a gente entende pelo contexto, oras. E varia também conforme a empolgação – se for ventilador, por exemplo, que ele adora, é um “PPAAAA” em caixa alta. Se for a Elisa, então, verdadeira paixão platônica, é um super “BBBAAAA”, que imagino, vai evoluir para TATA, logo mais adiante.

Independente de qualquer coisa, ele é pura empolgação, e essa tentativa de se comunicar vale muito no processo de aprendizado. Afinal, a fala é a última fase da comunicação, lembra? Antes dela vem a intenção, o olhar, o gesto, o tom de voz… e enquanto isso a gente vai estimulando, ensinando, repetindo, mostrando. Ele aponta e diz “BA”, a gente diz “é, a Tata, a Elisa”, ou “olha o ventilador”, sempre no positivo e de preferência começando com palavras simples, para objetos e pessoas do dia-a-dia dele, valem situações reais e também o caderno de figuras com montamos com fotos das pessoas da família, animais, objetos… preciosas dicas da fono Tia Sandra.

Vamos ver se essa semana conseguimos registrar seus passos, agora verdadeiras caminhadas pela casa!

Anúncios
Esse post foi publicado em 1 ano e 5 meses e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s