Especiais? Nós?!

Eu só queria ter o segundo filho pra ficar com a família “completa”. Meu marido só aceitou a minha vontade e topou encarar o desafio. A Elisa, então com pouco mais de 2 aninhos, não entendeu muito bem o que estava acontecendo, mas era ela a principal razão de eu querer o “segundinho” – dar-lhe um(a) irmã(o).

Mas não é que o Bruno veio nos surpreender por completo???

Ele nasceu com a Síndrome de Down. Ficamos sabendo depois de 29 dias do seu nascimento. É óbvio que não era a notícia que desejávamos, mas isso logicamente não vinha ao caso – o Bruno já era nosso desde 9 meses antes.

A partir de então a frase que mais temos ouvido é que “crianças especiais escolhem pais especiais”. Não posso negar que, sendo mãe e passando por um momento de grande fragilidade perante o diagnóstico, cheguei a me sentir lisongeada na primeira vez que me disseram isso.

Mas pensando bem, o que é ser “especial”?

Para Deus, que nos mandou aqui para a vida na Terra, CADA UM é especial – à sua maneira.

Você deve ter seus desafios na vida, não é mesmo? Especial precisa ser a maneira que cada um descobre para superar esses desafios e vencer.

Pois bem, para nós o Bruno é um grande desafio. A Elisa é outro, e assim também todo filho é para seus pais.

Não dá prá negar que essa história de ter 1 cromossomo “a mais” acarreta muitas coisas “a mais” – exige mais amor, mais paciência, mais cuidados. Dizem também que a experiência de criar um filho com Down é mais gratificante, mais interessante, mais tudo. Veremos, pois… Quem quiser conferir, é só passar por aqui. Não será fácil encontrar tempo para descrever o dia-a-dia tão intenso do Bruno, mas tentaremos registrar pelo menos uma pequena parte dessa viagem, que estamos fazendo não por opção, mas de todo o coração.

9 respostas para Especiais? Nós?!

  1. João Batista Gregório disse:

    Linda! Tenho certeza absoluta que o Bruno será completamente feliz, por toda sua vida, sendo criado por pais tão maravilhosos!!
    Amo vocês e estarei acompanhando o dia a dia de tua família.
    Morrendo de vontade de tascar um beijão nesse meninão!
    João

  2. Ana Claudia disse:

    Parabéns Luciana!
    Que lindo blog vc elaborou…e o melhor de tudo, com uma linguagem agradável, gostosa de ler e um astral muito “pra cima”, como tem que ser !! (porque “pra baixo”, já basta o nome …”down” – piadinha!)
    Espero que muitos leiam este diário da vida do Bruno e de sua linda família.
    Certamente vcs e o Bruno “chegarão lá”!!
    beijo

  3. Ana Elisa Boccardo de Lima disse:

    Oiii Lu, tenho a certeza que esse texto é o mais verdadeiro e a melhor resposta…
    Para Deus presentear a terra com uma criança especial, primeiro ele prepara um ventre iluminado… Depois Ele escolhe uma mulher forte o bastante para saber lidar com esta benção… Depois ensina o amor incondicional a esta mulher! Por isto bendito é o ventre que gera uma criança especial e abençoada é você entre mil mulheres, assim como um dia foi Maria a mãe da mais especial de todas as crianças, que habitaram este mundo, tão pouco generoso, tão incapaz de aceitar as diferenças. Seja sempre ciente de que és uma privilegiada por Deus e jamais penalizada… Recebeu uma criança que tem capacidade de amar mais que qualquer outra que se julga normal, e se amar sem limite é defeito, sejamos todos defeituosos de amor!!!!
    Beijão Luu e parabénss o Bruno eh LINDOOOO

  4. Aliny Galvão disse:

    Oiii Luciana
    Nossa to apaixonada pelos blogs, da Elisa e do Bruno, que mãe é vc??? Maravilhosa…Tenho uma menina, Maria Júlia, tem 2 anos e 4 meses, olha me identifiquei com a Elisa, rs, meu Deus são as mesmas coisinhas, só muda o endereço, rsrsrsrs..Parabéns pelos blog e por dividir suas experiêcias tão ricas.

    Grande Bjo

  5. Elaine Cristina Santos disse:

    Muito linda a história de Bruno, me emocionei a cada parte da vida sendo relatada. Parabéns!

  6. Meire disse:

    Oi Luciana, te descobri hoje por acaso, me mande seu email, tenho uma princesinha lá em casa que vai adorar tem um amigo xará da mesma idade, e como mamãe apaixonada que também sou gostaria muito de trocar experiencias.
    Beijinhos da mamãe Meire Fidelis.

  7. Letícia Prado disse:

    Olá Luciana,
    Também sou mãe de um anjo down, ele é a razão da minha vida, já que convivo com uma brava depressão. O Kaledy é o motivo pelo qual vou lutar todos os dias da minha vida se assim for preciso. Ele está com 8 aninhos esta no 2º ano e estuda em uma escola estadual de ensino regular em Piracicaba/SP, onde ele foi muito bem acolhido.

  8. Patricia França disse:

    Querida, não sou muito de interagir em blogs, mas não poderia passar por aqui, ler tanta coisa positiva, amadurecer em tantos pontos de conhecimento e não parabeniza-la pela mãe que és!
    Fico tão feliz em ver mãe como você, que consegue ser benção sem limites, e alcançam pessoas como eu e outros tantos.
    Enfim, sou Mediadora escolar aqui na região de Campinas, faço mediação para alunos com SD, e o nosso projeto baseado no projeto Roma, tem se desenvolvido de uma maneira muito interessante. Me motivei por um “olhar Down de ver a vida”, e tenho caminhado para tentar garantir inclusão e participação dos nossos alunos.
    Sou mestranda em Ed Especial, e ficaria muito feliz em ter contato com vocês, são daqui de SP??
    Como o Bruno é lindooo! Não deixe de compartilhar seus pensamentos e conhecimentos!
    Abraços!! Podemos trocar e-mails?? Grata! Patricia França

    • Mãe de Dois disse:

      Olá Patrícia, que prazer receber seu comentário, muito obrigada!
      Eu acredito bastante no Projeto Roma, e com o Bruno estamos tentando seguir a vida escolar de maneira baseada nele. Quem sabe podemos conversar melhor sobre isso em breve 🙂
      Meu e-mail é lubettiol@bol.com.br
      Bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s